quinta-feira, 21 de março de 2019

3ª Aula - 12/03/2019

1ª Parte
Na primeira parte da aula de MVTA, iniciámos a construção de sólidos tridimensionais em Autocad e aprendemos como representar um cubo de três formas diferentes.
Começámos então por representar um cubo através do comando Box, onde identificámos as coordenadas de cada aresta do cubo de modo a o representar em 3D.
O segundo método de representação do cubo em 3D foi feito através do comando Extrude que, através da área e da altura do cubo, cria automaticamente o sólido.
Por fim o terceiro método de construção consiste em projetar em 2D as faces do cubo e através do comando Rotate3D ou 3DRotate rodar, pelos eixos x y z, essas mesmas faces de modo a fechar o respetivo sólido.

2ª Parte
Na segunda parte  da aula construímos uma pirâmide triangular.
Começámos então por definir as faces da pirâmide em 2D, como foi o caso no terceiro método de construção do cubo.
De seguida definimos, em 2D, uma circunferência e um eixo que intersetam a base de uma das faces da pirâmide de modo a ser possível puxar essa mesma face para o plano tridimensional. Criámos também uma linha central que contém o ponto onde todas as faces da pirâmide (à exceção da base) se encontram.
Depois da circunferência e do seu eixo estarem definidos, rodámos, através do Rotate3D, a circunferência 90º de modo a ser possível estabelecer-se o ponto de encontro das faces da pirâmide.
Por essa circunferência rodou-se então uma das faces do sólido através do comando Rotate3D.
Por fim já com uma das faces definidas repetiu-se este  mesmo processo para o resto das faces do sólido, acabando assim a construção da pirâmide triangular. 



  


Sem comentários:

Enviar um comentário