quinta-feira, 21 de março de 2019

4ª Aula - 19/03/2019

1ª Parte
Na primeira parte da aula de MVTA, continuámos a construção dos sólidos iniciados na aula anterior, começando pela construção de uma pirâmide quadrangular e pela construção do dodecaedro.  
Para a execução da pirâmide quadrangular usámos o mesmo método construtivo utilizado para a construção da pirâmide triangular da aula passada, que consiste no encontro do centro da base da pirâmide e na definição de uma circunferência numa das suas faces, de modo a ser possível encontrar-se o ponto que une todas as faces da pirâmide.
Depois procedemos à construção do dodecaedro que, baseando-nos na construção das pirâmides anteriores, começámos por definir os pentágonos que irão corresponder às faces do sólido e pontos pelos quais eles se encontram.
Depois da face inferior do dodecaedro estar definida, através do comando 3DMirror, construímos a face superior do sólido.
Por fim, a partir do eixo central do sólido, fizemos uma rotação de 36 graus da face superior e depois juntá-mo-la com a face inferior, acabando assim a construção do dodecaedro. 

2ª Parte
Na segunda parte da aula procedemos à construção do icosaedro.
Para a construção do icosaedro começámos por definir um pentágono e numa das suas arestas desenhámos um triângulo, que representa uma das faces do icosaedro já definidas.
Depois de definirmos duas das faces do icosaedro, através do comando 3DArray construímos a parte superior do sólido.
Depois de já termos a face superior feita usámos comando 3DMirror para inverter a base do icosaedro de modo a todas as suas faces já ficarem representadas. De seguida fizemos uma rotação de 36 graus com a face inferior de modo a que esta conseguisse encaixar na face superior.
Por fim, com o comando Move, juntámos a face superior e inferior de modo a obtermos o icosaedro.


  

  

Sem comentários:

Enviar um comentário