quinta-feira, 21 de março de 2019

4ª Aula - 19/03/2019

1ª Parte
Na primeira parte da aula de MVTA, continuámos a construção dos sólidos iniciados na aula anterior, começando pela construção de uma pirâmide quadrangular e pela construção do dodecaedro.  
Para a execução da pirâmide quadrangular usámos o mesmo método construtivo utilizado para a construção da pirâmide triangular da aula passada, que consiste no encontro do centro da base da pirâmide e na definição de uma circunferência numa das suas faces, de modo a ser possível encontrar-se o ponto que une todas as faces da pirâmide.
Depois procedemos à construção do dodecaedro que, baseando-nos na construção das pirâmides anteriores, começámos por definir os pentágonos que irão corresponder às faces do sólido e pontos pelos quais eles se encontram.
Depois da face inferior do dodecaedro estar definida, através do comando 3DMirror, construímos a face superior do sólido.
Por fim, a partir do eixo central do sólido, fizemos uma rotação de 36 graus da face superior e depois juntá-mo-la com a face inferior, acabando assim a construção do dodecaedro. 

2ª Parte
Na segunda parte da aula procedemos à construção do icosaedro.
Para a construção do icosaedro começámos por definir um pentágono e numa das suas arestas desenhámos um triângulo, que representa uma das faces do icosaedro já definidas.
Depois de definirmos duas das faces do icosaedro, através do comando 3DArray construímos a parte superior do sólido.
Depois de já termos a face superior feita usámos comando 3DMirror para inverter a base do icosaedro de modo a todas as suas faces já ficarem representadas. De seguida fizemos uma rotação de 36 graus com a face inferior de modo a que esta conseguisse encaixar na face superior.
Por fim, com o comando Move, juntámos a face superior e inferior de modo a obtermos o icosaedro.


  

  

3ª Aula - 12/03/2019

1ª Parte
Na primeira parte da aula de MVTA, iniciámos a construção de sólidos tridimensionais em Autocad e aprendemos como representar um cubo de três formas diferentes.
Começámos então por representar um cubo através do comando Box, onde identificámos as coordenadas de cada aresta do cubo de modo a o representar em 3D.
O segundo método de representação do cubo em 3D foi feito através do comando Extrude que, através da área e da altura do cubo, cria automaticamente o sólido.
Por fim o terceiro método de construção consiste em projetar em 2D as faces do cubo e através do comando Rotate3D ou 3DRotate rodar, pelos eixos x y z, essas mesmas faces de modo a fechar o respetivo sólido.

2ª Parte
Na segunda parte  da aula construímos uma pirâmide triangular.
Começámos então por definir as faces da pirâmide em 2D, como foi o caso no terceiro método de construção do cubo.
De seguida definimos, em 2D, uma circunferência e um eixo que intersetam a base de uma das faces da pirâmide de modo a ser possível puxar essa mesma face para o plano tridimensional. Criámos também uma linha central que contém o ponto onde todas as faces da pirâmide (à exceção da base) se encontram.
Depois da circunferência e do seu eixo estarem definidos, rodámos, através do Rotate3D, a circunferência 90º de modo a ser possível estabelecer-se o ponto de encontro das faces da pirâmide.
Por essa circunferência rodou-se então uma das faces do sólido através do comando Rotate3D.
Por fim já com uma das faces definidas repetiu-se este  mesmo processo para o resto das faces do sólido, acabando assim a construção da pirâmide triangular. 



  


2ª Aula - 05/03/2019

1ª Parte
Na primeira parte da aula de MVTA desenhámos, em 2D, uma parábola, através do traçado de várias circunferências segundo uma reta.
Começámos então por definir duas retas perpendiculares entre si e uma circunferência inicial, de modo a marcar-se o ponto que corresponderá ao vértice da parábola.
De seguida desenhámos várias circunferências equidistantes entre si, segundo a reta inicial que se interseta com o centro da primeira circunferência. Definimos também as retas perpendiculares que passam no ponto de interseção entre as circunferências e a reta inicial.
Depois, através do comando Spline, marcámos o traçado inicial da parábola e usámos o comando Pedit de modo a converter as linhas em polylines.

2ª Parte
Na segunda parte da aula, começámos a usar as funções tridimensionais do Autocad para finalizarmos a construção da parábola em 3D.
Com o comando Orbit mudámos a perspetiva do nosso desenho para 3D de modo a finalizarmos a construção do objeto.
De seguida, através do comando Revsurf, rodámos a nossa figura a partir do eixo inicial da parábola.
Por fim, de modo a tornar a parábola mais curva, usámos o comando Surftab, que permitiu ao nosso objeto criar mais pontos e retas, de modo a este se tornar mais circunferencial.